Já não é novidade para ninguém que hoje o Whatsapp é uma das ferramentas mais utilizadas para o envio e troca de mensagens. Para além das conversas pessoais, a ferramenta tem sido muito utilizada por empresas para comunicar com seus clientes. Mas você sabia que agora é possível criar um perfil comercial para conversar com os clientes?

O novo aplicativo, o Whatsapp Business, é exclusivo para empresas e está disponível apenas para Android. Gratuito para download, foi criado para atender as necessidades de pequenas empresas. Cada vez mais popular entre quem oferece serviços e produtos. Conheça mais sobre o aplicativo e de que modo ele pode ser usado para melhorar o seu relacionamento com os seus clientes.

Criação de um perfil comercial no Whatsapp Business

Além de não precisar vincular a sua conta pessoal, a versão Business permite que seja cadastrado um número fixo para criar o seu perfil. A sua conta será verificada e listada como um perfil empresarial, trazendo maior credibilidade, já que os clientes saberão que estão conversando com um perfil corporativo.

Como usar

Se você já possui o aplicativo do WhatsApp no seu aparelho smartphone, você precisa fazer é baixar a versão Business para começar a utilizar o perfil empresarial. Ao instalar as duas versões do aplicativo, tanto o perfil pessoal quanto o empresarial serão utilizados em um mesmo aparelho.

Para utilizar o app com o número do telefone fixo é necessário ter acesso ao aparelho para receber o código de ativação, assim como na versão comum do WhatsApp.

O perfil comercial do WhatsApp Business permite que as empresas coloquem o seu endereço físico – com mapa, descrição da empresa, horário de funcionamento e demais informações de contato, como telefone, e-mail e site.

Resposta Rápida

Nesta versão é possível salvar as mensagens enviadas com maior frequência e utilizar atalhos para reenviá-las. É possível também configurar mensagens automáticas para clientes novos e para períodos fora do horário comercial.

Como Configurar

Para cadastrar respostas rápidas acesse o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa. Lá você pode escolher entre editar três tipos de mensagens.

  • Mensagem de ausência;

No Whatsapp Business você pode estabelecer o seu horário de funcionamento. Quando um cliente enviar uma mensagem fora deste horário, você pode configurar uma resposta automática.

Sendo assim, você pode preparar uma mensagem de ausência, respondendo ao cliente que você está indisponível e que fará contato durante o horário de atendimento.

  • Mensagem de saudação;

Outra possibilidade de utilizar a mensagem automática é no primeiro contato do cliente com a empresa através do aplicativo. Automaticamente o cliente é respondido com uma mensagem de saudação, que pode ser configurada de acordo com o perfil da sua empresa e de seus clientes. Criando mensagens calorosas, descontraídas ou mais objetivas de acordo com o seu perfil.

  • Respostas rápidas;

O Whatsapp permite também a criação de atalhos com respostas rápidas. Com um tempo de uso do aplicativo algumas dúvidas ou perguntas dos clientes começam a aparecer com mais frequência.

O aplicativo então, tem a opção de criar respostas rápidas como alternativa para responder as mensagens mais recorrentes. A resposta rápida não é automática e para utilizá-la é preciso digitar “/+ palavra-chave”.

Organização de contatos e conversas

Você pode usar o recurso das etiquetas para se organizar e encontrar conversas e contatos com mais facilidade. As etiquetas padrões oferecidas pelo WhatsApp Business são a de novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. Mas você pode também criar novas etiquetas conforme a sua necessidade.

Além das características já apresentadas, outras vantagens do whatsapp business são:  a maior agilidade no atendimento dos clientes já existentes, prospecção de novos clientes, atendimento personalizado, concentração e organização dos contatos, entre outras.

A Dovale já possui um perfil no Whatsapp Business, o nosso telefone é (12) 3212-1000. Entre em contato conosco. Estamos à disposição para tirar dúvidas e auxiliá-lo no que for preciso.

Nos acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Clique e acesse o nosso perfil no Instagram.

Fonte: freesider